A probabilidade de um paciente com câncer ser tratado com sucesso depende do tipo e estágio do progresso do câncer, bem como do tipo de tratamento que ele é capaz de receber e muitos outros fatores. Certos cânceres têm uma chance maior de serem tratados do que outros. Entretanto, cada câncer deve ser tratado de uma maneira diferente. Não há um único tratamento para o câncer.
O câncer pode ser tratado?
Cura versus remissão
O termo cura significa que o câncer foi eliminado através do tratamento. Não são necessários mais tratamentos e não é provável que o câncer volte. Não é frequente que os médicos possam garantir que o câncer não voltará. Na maioria das vezes, não é fácil determinar se o câncer poderá voltar. Entretanto, quanto mais tempo alguém estiver livre do câncer, maior é a probabilidade de que o câncer não voltará. Quando o tratamento parece estar funcionando, os médicos afirmarão que “o câncer foi curado” ou “em remissão”, em vez de “curado”.
Remissão é um termo usado para descrever um período de tempo durante o qual o câncer respondeu à terapia ou foi colocado em controle. Muitas pessoas acreditam que a remissão indica que o câncer foi erradicado, mas este pode não ser o cenário.
- Se você estiver em completa recuperação, não há sintomas e sinais de câncer desapareceram e as células cancerosas não podem ser detectadas por nenhum teste.
- Quando há uma remissão parcial na qual o câncer encolhe, mas não desaparece completamente.
As remissões podem durar de semanas a vários anos. O tratamento pode ou não continuar em remissão, com base na natureza do câncer. Remissões em remissões completas podem durar por muito tempo e, com o tempo, o câncer pode ser considerado erradicado. Se o câncer voltar (recidiva), uma segunda remissão poderá ser possível com um tratamento adicional.
A que se referem as estatísticas de sobrevivência?
Se diagnosticado com câncer, muitos buscam o conselho de seu médico sobre a probabilidade de sobrevivência. Há muitas variáveis que influenciam a decisão, é possível encontrar algumas estatísticas que podem ajudar. Estatísticas são números que definem os efeitos que ocorrem a grandes grupos de pessoas que têm diagnósticos idênticos. As estatísticas não são aplicáveis a um indivíduo, mas podem fornecer uma idéia do que se pode esperar.
Aqui estão alguns métodos que são usados no tratamento do câncer:
- A taxa de vida: a porcentagem de pessoas que vivem até um tempo exato após o diagnóstico.
- A taxa de sobrevivência geral: é a porcentagem de indivíduos que têm um estágio específico e tipo de câncer que não faleceram devido a qualquer causa no tempo após o diagnóstico.
- A taxa de mortalidade específica (ou doença): A porcentagem daqueles com um determinado estágio e tipo de câncer que não faleceram devido a qualquer causa dentro de um tempo específico após o diagnóstico.
- Expectativa de vida relativa de 5 anos: a proporção daqueles que viverão cinco anos após o diagnóstico. Não inclui aqueles que morrem de outras causas.
- As taxas de sobrevivência: podem se referir a qualquer período de tempo. Os pesquisadores normalmente examinam as taxas de sobrevivência de cinco anos.
O que é ser o sobrevivente do câncer?
Há muitas definições para o termo sobreviventes de câncer. Algumas pessoas usam o termo para descrever qualquer pessoa que tenha sofrido de câncer. É isso que a American Cancer Society significa quando falamos do conceito de sobrevivência ou de ser o paciente de câncer.
Entretanto, algumas pessoas podem fazer uso do termo “sobrevivente” para significar “sobrevivente” para alguém que concluiu com sucesso o tratamento do câncer. Algumas pessoas podem definir uma pessoa como “sobrevivente” quando ela sobreviveu por vários anos após ter recebido um diagnóstico inicial de câncer. Tenha em mente que o tratamento é mais duradouro para certos indivíduos e nem todas as pessoas completam o tratamento. Alguns indivíduos podem viver muitos anos sofrendo de câncer, que é uma condição crônica.
As pessoas afetadas, como familiares e amigos, também podem ser consideradas como sobreviventes do câncer.
O termo “sobrevivente de câncer” pode significar várias coisas para os indivíduos. Algumas pessoas são livres de câncer após o tratamento, mas podem sofrer efeitos adversos a longo prazo ou a termo do tratamento. Algumas podem estar livres de câncer após o tratamento, mas então serão diagnosticadas com câncer e precisarão de tratamento novamente. Algumas podem precisar continuar se submetendo ao tratamento do câncer para garantir que seu câncer esteja sob controle. Qualquer pessoa que tenha sido diagnosticada com câncer deve receber tratamento que se concentre em suas necessidades específicas.
Algumas pessoas não gostam de ser descritas como um “sobrevivente do câncer”. Cada pessoa tem a capacidade de definir o que experimentou como um sobrevivente de câncer. Portanto, qualquer pessoa que se define como um sobrevivente de câncer deve ser considerada como tal.