O sistema de digestão ajuda a quebrar os alimentos que você come em substâncias que são necessárias ao seu corpo. A desatenção ao seu sistema digestivo pode criar problemas com a absorção de nutrientes vitais no processo. O resultado pode ser complicações que podem interferir em suas atividades diárias. Mas, mudanças no estilo de vida podem ajudar a melhorar o funcionamento da saúde digestiva. Aqui estão 10 dicas para ajudar a melhorar sua digestão.
10 dicas para melhorar sua saúde digestiva
Encontre convênio médico SP de maneira simples e descomplicada, para você e sua empresa, e/ou família.
Dica # 1: Coma uma dieta rica em fibras
Uma dieta rica em fibras ajuda o alimento que entra no trato digestivo a fluir continuamente. Um caminho claro reduz a possibilidade de constipação. Da mesma forma, uma dieta rica em fibras pode ajudar a tratar e prevenir vários problemas digestivos, como diverticulose de hemorróidas e síndrome do intestino irritável. (SII). Uma dieta rica em fibras inclui grãos integrais, legumes, frutas, nozes, sementes e frutas.
Dica # 2: Inclua Gorduras Saudáveis em Sua Dieta
A digestão saudável, que lhe dá a sensação de contentamento após cada refeição, depende da gordura certa ou dos ácidos ômega-3. Gorduras saudáveis ajudam você a se sentir mais cheio após as refeições. Os ácidos graxos ômega-3 auxiliam na absorção correta dos nutrientes e diminuem a chance de desenvolver doenças inflamatórias intestinais.
Dica # 3: Consuma de cinco a sete porções de vegetais e frutas diariamente
Frutas e vegetais são ricos em fibras, bem como outros nutrientes que melhoram a digestão e o bem-estar geral. Muitas pessoas não gostam de frutas e vegetais chatos. Para tornar suas refeições mais agradáveis, você pode optar por ser criativo com sua comida. Para ter uma visão do arco-íris, você pode organizar sua comida de acordo com a cor. Também é possível comer uma variedade de frutas ou receitas que incorporam diferentes temperos para deixar os vegetais mais deliciosos.
Dica # 4: Experimente métodos de cozimento mais saudáveis
Muitas pessoas gostam de cozinhar seus alimentos na fritadeira porque é fácil e pode melhorar o sabor dos alimentos. Mas, é um método pouco saudável de cozinhar alimentos, especialmente se você cozinhar com esse método com freqüência. Tente cozinhar, escalfar, cozinhar a vapor ou ferver e colocar no micro-ondas em vez de cozinhar.
Se você pretende comer frituras todas as vezes, assegure-se de cozinhar cuidadosamente a carne para evitar riscos à saúde, como a salmonela.
Dica # 5: Inclua Probióticos em Sua Dieta
Os probióticos são uma espécie de leveduras juntamente com micróbios naturalmente presentes no seu trato digestivo. Eles ajudam a combater os efeitos adversos do estresse, antibióticos e má nutrição. Eles também ajudam a quebrar a lactose e ajudam a tratar a síndrome do intestino irritável e estimular o sistema imunológico e aumentar a absorção de nutrientes. Os probióticos são as fontes mais eficazes são iogurte com kefir com baixo teor de gordura.
Dica # 6: Mantenha-se Hidratado
A razão mais comum para a constipação é a falta de ingestão de líquidos. Os profissionais médicos sugerem tomar 1,5 ou 2 litros de líquidos por dia. Você pode ter que aumentar sua ingestão em mais um litro da quantidade padrão se residir em uma região com temperaturas quentes ou se você treinar. Além de melhorar a digestão, a água também ajuda a lubrificar as articulações, regula a temperatura do corpo e elimina as toxinas do corpo.
Dica # 7: Limite o consumo de alimentos que tenham açúcares adicionados
Com o passar do tempo, os açúcares adicionados podem produzir substâncias químicas nocivas que são perigosas para o trato digestivo. Certifique-se de verificar os rótulos dos produtos alimentícios quanto à fonte potencial de açúcar. Pode ser difícil porque muitas empresas podem tentar ocultar o teor de açúcar no rótulo.
Dica # 8: Não Coma Muita Carne Vermelha e Carne Processada
A pesquisa mostrou que grandes quantidades de carne vermelha processada e processada podem ser prejudiciais ao estômago. Esses alimentos contêm quantidades maiores de aditivos e produtos químicos que podem prejudicar o corpo. Se você não tiver restrições alimentares específicas, o conselho geral é limitar o limite de três porções por semana. Em vez de consumi-lo como parte de seu prato principal e consumi-lo como prato principal, considere usar carne vermelha ou processada como acompanhamento.
Você também pode modificar suas refeições substituindo a carne por feijão, pois eles contêm a mesma quantidade de proteína que a carne.
Dica # 9: Mastigue sua comida corretamente
A principal função dos dentes é quebrar os alimentos em pedaços menores, o que ajuda no processo de digestibilidade. partículas de alimentos menores permitirão que as enzimas digiram os alimentos de forma mais eficiente dentro do sistema digestivo. Assim, certifique-se de mastigar os alimentos corretamente e completamente. Uma técnica de mastigação adequada também pode ajudar a prevenir sintomas como azia ou indigestão.
Dica # 10: Coma no Horário
A falta de regularidade na alimentação pode resultar em um sistema digestivo confuso e disfuncional. O sistema digestivo pode não ser tão suave quanto costumava ser quando você aderiu a um plano alimentar. Almoço, café da manhã e jantar no horário exato todos os dias. Também é possível aproveitar isso comendo lanches entre as refeições.