Automação em Logística: 3 maneiras de automatizar o processo manual

Como é o futuro da automação logística?

O setor logístico responde por cerca de 12% do PIB global. No entanto, 32% das empresas do setor de logística ainda dependem de procedimentos manuais para mais de 50% de seus processos. As empresas de pequeno porte estão tendo dificuldades especiais para lidar com o aumento dos custos.

Vamos a cinco para o futuro da automação logística.

Automação em Logística: 3 maneiras de automatizar o processo manual

Automação em Logística: 3 maneiras de automatizar o processo manual

 

Qual é o futuro da automação logística?

Este guia o ajudará a entender três maneiras como as empresas de logística estão automatizando processos manuais através do uso da tecnologia em logística.

  1. Reconhecimento inteligente de caracteres para notas fiscais sem papel
  2. AI para Programação e Rastreamento de Embarque
  3. Análise Preditiva em Planejamento de Oferta e Demanda

1. Reconhecimento inteligente de caracteres para notas fiscais sem papel

Toda empresa de logística lida regularmente com uma grande quantidade de documentos. Eles poderiam incluir contratos, acordos, assim como faturas de frete e de entrega, documentos de transporte CMR e muito mais. Alguns deles são documentos de base física e muitos são enviados eletronicamente. O processo de agrupamento e conversão destes formatos em pegadas digitais pode ajudar as empresas de logística a economizar muitas horas e permitir o rastreamento em tempo real no mesmo local.

Faturas sem papel são possíveis com a captura automatizada de dados das faturas.

A decisão sobre o melhor software para suas necessidades será baseada no volume do projeto. Muitas empresas optam por utilizar o software de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OMR) devido às despesas. Ele funciona usando imagens digitalizadas ou texto impresso. O software de ICR, entretanto, foi projetado para reconhecer documentos físicos e manuscritos, e convertê-los em impressão automática, oferecendo também um contexto inteligente.

Atualmente, as tecnologias de reconhecimento e interpretação de dados são impulsionadas com o aprendizado por máquina. A intervenção da equipe é mínima, uma vez que os algoritmos são projetados para se aprimorar continuamente. Em essência, a forma como funciona:

  • Os documentos são transmitidos de diferentes fontes em vários formatos.
  • O software primeiro reconhece o tipo de documento que está conhecendo o contexto.
  • Ele identifica as informações necessárias para cada formato de documento. Extrai os dados as informações necessárias e as salva nos campos apropriados do banco de dados baseado na nuvem.
  • Em seguida, ele envia documentos ou dados para sistemas empresariais para negócios, em todo o mundo.
  • Tudo isso é feito em uma fração do tempo que os processos manuais levam e sem espaço para erros humanos.

O software inteligente é projetado para imitar o que um cérebro humano faz quando está trabalhando através de um conjunto de amostras representativas. Após ser treinado, ele pode ir além do que os humanos podem alcançar, observando padrões que nossa mente é incapaz de discernir. O aprendizado da máquina na captura de dados da fatura melhorará a precisão dos dados à medida que a máquina aprende. Este é um método que economiza tempo – e custos a longo prazo.

2. AI para Programação e Rastreamento de Embarque

A Inteligência Artificial vem com tecnologia de computação que pode analisar a enorme quantidade de dados gerados pelo SCM. A análise destes dados poderia começar a automatizar processos complexos e criar ferramentas robustas para relatórios. A Automação Inteligente de Processos Robóticos (RPA) é capaz de analisar os gastos gerais e medir o desempenho das operadoras.

A coleta automatizada de faturas logísticas começa removendo os requisitos de envio dos e-mails recebidos. Em seguida, ele se registra em vários sistemas e portais para as transportadoras para determinar a disponibilidade de cada um deles. Em seguida, inicia um pedido de coleta. Se a hora de coleta for aceita pela transportadora, ela automatizará a fatura e fornecerá ao cliente um e-mail com uma confirmação sobre o dia e a hora da coleta. Em seguida, manterá o cliente atualizado sobre como a entrega será feita, monitorando os veículos equipados com GPS.

Um dos maiores obstáculos é ser pago depois que o trabalho é concluído.

O valor do frete pode ser às centenas a cada semana, mesmo para uma empresa de transporte de porte médio. Na maioria das vezes, a apresentação do Comprovante de Entrega (POD) pode atrasar os pagamentos.

Através de auditorias de frete e monitoramento de pagamento de todas as contas de fornecedores e clientes Todas as discrepâncias são retificadas imediatamente.

A automação de todo o processo, do pedido ao dinheiro, ajudará as organizações a manter seu fluxo de caixa de forma eficiente. Isto pode resultar em economias de 25% a 50%, tornando o processo de cobrança mais rápido.

3. Análise Preditiva em Planejamento de Oferta e Demanda

Nas últimas décadas, a Automação Robótica de Processos emergiu de laboratórios de alta tecnologia e entrou no mercado. Como a IA foi projetada para imitar a inteligência humana, a Robotic Process Automation são assistentes virtuais que podem automatizar os procedimentos comerciais de rotina. Quando pareadas com a IA, estas ferramentas podem produzir previsões altamente precisas da demanda.

A previsão precisa de dados de muitas fontes, incluindo metas de vendas previstas para o futuro, bem como dados históricos de vendas, informações de demanda sazonal, tendências de preços, níveis reais de estoque, entregas antecipadas e muito mais. Os bots da RPA são ideais para coletar este tipo de informação multivariada. Juntamente com a IA, os bots também podem prever as necessidades e notificar os departamentos de compras a ela. A RPA pode evitar a intervenção humana, solicitando compras que se movimentam na cadeia de suprimentos. A intervenção humana é tipicamente reduzida a um papel de supervisão.

Rolar para cima