Quais são as principais diferenças entre o transitário de carga e o agente de navegação? Entenda!

Agentes de navegação e agentes de frete são dois dos mais essenciais agentes logísticos, no entanto, embora tenham nomes que muitas vezes são confundidos um com o outro, ambos estão trabalhando em circunstâncias diferentes.

Quando a carga é carregada no momento do carregamento, o afretador pode entrar em contato com um agente de frete e um agente de navegação. Estas ocupações têm nomes que lembram situações semelhantes, porém não devem ser confundidas entre si!

Agentes de frete e agentes de navegação são duas formas totalmente diferentes, mas igualmente importantes, de tomar decisões. Falamos com Daniel B. Maul Lins, que é o diretor da Cargo Snap e um associado da Harms. Ele trabalha nas duas áreas, com um foco particular nas regiões Norte e Nordeste. Ele está agora explicando as distinções.

Quais são as principais diferenças entre o transitário de carga e o agente de navegação? Entenda!

Quais são as principais diferenças entre o transitário de carga e o agente de navegação? Entenda!

O que é um representante de navegação?

O agente de navegação é seu nome como uma corporação. Como cada navio é um negócio e atraca em um porto internacional, é necessário um indivíduo que entenda as leis locais, que esteja em algum tipo de contato com as autoridades e que esteja ciente dos procedimentos do porto e do terminal. É aí que entra um agente de navegação.

“O agente de navegação é muitas vezes também aquele que compra coisas no porto onde o navio atracou”, diz Daniel Lins. A função que o representante do navio atende à necessidade da tripulação de detalhes úteis. “Este profissional também fornece dicas operacionais e orienta sobre como se comportar, como obedecer à legislação local e como lidar com a língua local”, diz Lins. Lins. “Se o navio requer 50 portos por ano Cada terminal é regido por regras particulares e modo de operação distinto”. O agente contribui assim para permitir que o navio tenha um melhor desempenho em suas operações”, completa ele.

Como o agente fornece ao navio os dados operacionais pertinentes, ele também protege ou protegerá os direitos legais do navio. Além disso, o agente auxilia no caso de uma condição médica de emergência e fornece suporte completo à tripulação do navio. “Coloquialmente falando, o agente torna-se o concierge do navio naquele porto” é como Lin é a maneira de descrever Lins sobre a função do agente para o transporte marítimo.

A tarefa do agente de navegação começa quando o navio é designado para servir a carga em particular, e a empresa para trabalhar para essa demanda em particular é determinada. A partir daí, o agente começa a conversar com os armadores, operadores e capitães para aprender sobre as condições que estão acontecendo no navio, bem como para fazer previsões pré-determinadas e para assegurar uma supervisão rigorosa desta fase da viagem.

Com a aproximação da data de entrega, o contato torna-se mais intenso e a companhia de navegação fornece à embarcação o que ela requer, por exemplo, se ela precisa ser reabastecida usando bunker, que é o combustível utilizado pelos navios.

O trabalho do agente está terminado no momento em que a embarcação descarrega e está livre de problemas relativos ao trabalho portuário. Isto é quando a operação termina, porém o agente pode permanecer como consultor ou assistente.

Qual é a definição de um agente de carga?

O despachante manipula a carga e não o navio. Ele atua como facilitador durante o processo, negociando em nome de uma variedade de clientes e oferecendo tarifas e condições mais atraentes do que se o afretador apenas entrasse diretamente no mercado para barganhar.

“O agente de carga é freqüentemente subcontratado para acompanhar a carga e rastreá-la até seu destino final, facilitando também a emissão de documentos” detalha Lins.

O nome do transitário de carga também é uma boa idéia no caso de ser necessário qualquer tipo de empresa de logística internacional. O despachante pode fornecer informações sobre logística e a expertise disponível nesta área.

O trabalho de um agente de carga é baseado no procedimento de transporte de carga que foi contratado. A responsabilidade do despachante começa com o momento em que a mercadoria é retirada e termina quando o que foi negociado é entregue no local designado.

Os despachantes e agentes de navegação podem trabalhar em conjunto?

Há alguns casos em que o despachante, assim como o agente de navegação, cooperam, pois seus contratantes são tipicamente distintos. Entretanto, muitas vezes eles operam de uma maneira que complementa as atividades uns dos outros em diferentes níveis e com objetivos diferentes. O agente de navegação geralmente não é, o proprietário do navio tentando defender os interesses do armador. Entretanto, o agente de frete será sempre escolhido pelo afretador que detém a carga.

Em alguns casos, ao assinar o caso de um COA ou Contrato de Afiliação, particularmente para cargas a granel e a granel fraccionado, o afretador poderia estipular no contrato que escolheria o agente para o embarque: o proprietário do navio ou do item.

O conceito de um agente de frete é mais prevalente nos navios que transportam contêineres e carga geral. “Esses tipos de carga geralmente são transportados em navios de linha – com sua própria rota pré-determinada. Neste cenário, o nome do agente de navegação também pode ser definido pelo armador, exceto para o transporte em grandes quantidades, onde o afretador pode decidir nomear a agência de navegação”, conclui Lins.

Ele continua dizendo, “no caso de minério, gasolina, etanol e diesel, o afretador tem o poder de opinar também sobre quem será o mandatário daquele navio naquele terminal, porque normalmente o navio está fazendo a rota lá por causa daquele profissional”.

Neste caso, a interação ou contato entre o afretador e o navio, o afretador é feito pelo agente de navegação. O agente é a pessoa que é responsável por todos os eventos que ocorrem durante o tempo do navio no porto. “Se chegar no primeiro dia e partir no final do dia 5 e pesar uma tonelada por hora, ou se chover, ou se o processo precisar ser interrompido quando houver greves no cais, ou o guincho falhar. O agente de navegação é a pessoa que comunica as informações”, acrescenta Lins. Lins.

Há também casos em que a carga de projeto é carregada em que o afretador nomeia o agente de frete para gerenciar toda a contratação para a cadeia logística, desde o transporte da carga da fábrica até sua localização final e até mesmo o agente de transporte. Neste cenário, o agente de navegação está trabalhando com o afretador, no entanto, ele é um subcontratado do agente de frete.

Qual é a expectativa do mercado em relação a estes especialistas?

Segundo Daniel Lins, que trabalha em uma empresa com mais de 75 anos de experiência, esses trabalhos passaram por um processo de automação, especificamente para o agente de carga. No entanto, isso não afetará o potencial do mercado.

“Nos próximos anos, calcula-se que o mercado voltará a ter um crescimento sustentável, e isso significa que há espaço para todos que trabalham como agente de cargas, pois o volume de carga é enorme”. Ele também informa aos clientes sobre os tipos de carga que requerem consideração especial. “Nem todo serviço pode ser oferecido de maneira igualitária; alguns clientes não querem um serviço de comoditização”.

No caso do agente de navegação, Lins nos assegura que “é uma atividade que nunca deixará de existir”. Ele elabora: “Isso porque é uma transação individual e o valor está dentro do indivíduo”. Eu acho que as relações comerciais são fortemente focalizadas por decisões nas quais o preço é o fator principal, entretanto os resultados mais efetivos vêm de relações que duram. As empresas maduras e inteligentes adotam esta abordagem”, conclui o autor.

Depois de saber mais sobre a diferença entre transitários e agentes de carga, continue a ler nosso blog para saber mais detalhes sobre o desembaraço aduaneiro!

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