O cimento só pode ser feito se diferentes minerais forem extraídos. Ele consiste principalmente de calcário (contendo o mineral Calcite), argila e/ou gesso. De acordo com o US Geological Survey, as matérias-primas do cimento, particularmente o calcário, são abundantes e geologicamente comuns. De acordo com os Estados Unidos, a produção interna de cimento aumentou constantemente de 66,4 milhões de toneladas em 2010 para 80,5 milhões de toneladas em 2014. Resumo do Resumo da Pesquisa Geológica do Cimento Mineral de 2015. O valor total das vendas de cimento foi de US$ 8,9 bilhões. A maior parte disto foi utilizada para produzir concreto no valor de 48 bilhões de dólares. O concreto é um componente comum na maioria dos projetos de construção.
O Processo de Fabricação de Cimento
Há muitos tipos de cimento que podem ser usados para fazer concreto especial. Entretanto, o cimento Votoran é o mais popular do Brasil.
A fabricação de cimento envolve um processo complexo. Ele começa com a mineração de matérias primas, incluindo calcário e argila. Isto os moía a um pó fino chamado farinha bruta. O farelo cru é aquecido em um forno de cimento a uma temperatura de sinterização de 1450 graus Celsius. As ligações químicas entre as matérias primas e o cimento são então quebradas, e são recombinadas para fazer novos compostos. O clínquer é um nódulo redondo medindo entre 1mm a 25mm de diâmetro. Para fazer cimento, o clínquer é moído em pó fino em moinhos de cimento e depois misturado com gesso. O concreto é feito misturando o cimento em pó com água e outros agregados.
A qualidade do clínquer depende da composição da matéria-prima. Isto deve ser acompanhado de perto a fim de garantir a qualidade do cimento. Por exemplo, o excesso de cal pode causar efeitos indesejáveis como expansão de volume, aumento do tempo ajustado ou diminuição da resistência. Há muitos sistemas online e de laboratório que podem ser usados para controlar cada etapa do processo de fabricação do cimento. Isto inclui a formação de clínquer.
Para garantir o controle do processo, você pode usar vários sistemas online e de laboratório.
Fluorescência de Laboratório XRF (os sistemas XRF podem ser usados por laboratórios de CQ de cimento para determinar óxidos maiores ou menores no clínquer e no cimento. A análise com Clinker e Cimento usando o escoprotrômetro sequencial OPTIMX WDXRF da Thermo Scientific é uma ótima maneira de descobrir porque o XRF é o método preferido para análise elementar na indústria de cimento. A combinação dos sistemas XRF/XRD permite uma análise mais detalhada da amostra. A análise da fase do clínquer garante uma qualidade consistente do clínquer. Esta instrumentação pode ser equipada com múltiplos monocromadores XRF para analisar óxidos principais e um sistema compacto de difração (XRD), que tem a capacidade de medir quartzo em farelo cru, calcário livre (CaO), e fases de clinker no cimento.
Os analisadores de correia cruzada baseados na tecnologia Prompt Gamma Neutron Activation Analysis (PGNAA), são montados diretamente sobre a correia transportadora. Eles medem todo o fluxo de material continuamente e podem ser usados para diagnosticar problemas no gerenciamento de estoques de pré-misturas e pedreiras, controle de proporção de mistura bruta, classificação de material e controle de classificação de material. Para saber mais sobre a adequação da PGNAA para análise de cimento, leia PGNAA Enhances Process and Quality Control in Cement Production (PGNAA Melhora o Processo e o Controle de Qualidade na Produção de Cimento)
Para garantir uma produção de cimento precisa, as balanças de correia são essenciais para manter a carga do produto e monitorar a saída. Os detectores de aço tramp protegem o equipamento e o mantêm funcionando suavemente. O fluxograma do Processo de Fabricação de Cimento mostra onde cada tecnologia está causando um impacto.