A história e a evolução do marketing digital

Em uma sociedade onde mais de 170 milhões de pessoas estão usando regularmente as redes sociais, espera-se que cada profissional que trabalha na área esteja ciente, no mínimo, dos princípios básicos do marketing digital. Trata-se de um conceito simples. Marketing Digital é a promoção de produtos na Internet ou através de qualquer outra forma que utilize meios eletrônicos. Nas palavras do Instituto de Marketing Digital, “Marketing Digital é o uso de canais digitais para promover ou comercializar produtos e serviços para consumidores e empresas-alvo”.

A história e a evolução do marketing digital

A história e a evolução do marketing digital

As pessoas consomem mídias digitais todos os dias. Num futuro próximo, as plataformas tradicionais de marketing desaparecerão e o mercado digital assumirá completamente. Há inúmeras vantagens para o Marketing Digital. Ao contrário do marketing tradicional, a abordagem digital é mais barata.

Você pode alcançar um mercado mais amplo em um período de tempo menor. Os avanços tecnológicos levaram a uma perda significativa de clientes de departamentos e agências tradicionais. Os clientes mudaram para smartphones, tablets e computadores, que são as principais áreas em que os marqueteiros on-line estão ganhando o maior terreno.

“Marketing Digital” O Marketing Digital foi utilizado pela primeira vez no final dos anos 90. A era digital explodiu com o advento da web e a criação da plataforma web 1.0. Era a plataforma Web 1.0 que permitia aos usuários acessar as informações de que precisavam, no entanto, não lhes permitia publicar essas informações na Internet. No início, os comerciantes de todo o mundo estavam incertos sobre a plataforma digital da Internet. Eles não tinham certeza de como suas estratégias funcionariam porque a Internet ainda não havia visto uma adoção generalizada.

Em 1993, o banner clicável inicial tornou-se ativo e, depois disso, o HotWired comprou alguns banners para promover seus negócios. Este foi o início da transição para a era digital do marketing. Devido a esta mudança gradual naquele ano, novas tecnologias surgiram no mercado do digital. Naquele mesmo ano em que o Yahoo foi criado.

Também chamado de “Jerry’s Guide to the World Wide Web” em homenagem ao seu fundador Jerry Yang, Yahoo recebeu mais de 1 milhão de visitas em seu primeiro ano. Isso levou a uma revisão geral do mundo do marketing digital, e as empresas melhoraram seus sites para obter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca. 1996 viu a introdução de motores de busca adicionais, assim como ferramentas como HotBot, LookSmart, e Alexa.

1998 testemunhou o início desse ano com o nascimento do Google. A Microsoft introduziu seu mecanismo de busca MSN em 1998 e o Yahoo foi o primeiro a lançar o Yahoo Web Search. Então, dois anos mais tarde, uma bolha de Internet explodiu e o pequeno mecanismo de busca foi abandonado ou destruído, deixando espaço para os grandes players do mercado. O mundo do marketing digital testemunhou seu primeiro aumento significativo em 2006, quando as buscas em mecanismos de busca foram reportadas como tendo aumentado para 6,4 bilhões em apenas um mês. Não querendo estar fora do jogo, a Microsoft colocou o MSN em segundo plano e introduziu o Live Search para competir com o Google e o Yahoo.

Depois disso veio a Web 2.0, onde as pessoas eram mais ativas em vez de usuários passivos. A Web 2.0 permitiu que os usuários se comunicassem uns com os outros e com as empresas. O termo ‘super auto-estrada da informação começou a ser usado para descrever a Internet. Isto fez com que o volume de informações fluindo através dos canais – incluindo os usados pelos marketeiros digitais – se multiplicasse, e só nos EUA, em 2004, o marketing e a publicidade on-line haviam trazido aproximadamente US$ 2,9 bilhões.

Logo, começaram a surgir os sites de redes sociais. MySpace foi o site inicial de redes sociais a ser lançado, e logo foi seguido pelo Facebook. Numerosas empresas perceberam que todos estes novos e excitantes sites que estavam aparecendo estavam abrindo novas oportunidades para anunciar suas marcas e produtos. Ele proporcionou novas possibilidades para as empresas e sinalizou o início de um novo capítulo para os negócios. Com novas ferramentas e novas estratégias, as empresas precisavam encontrar novas formas de anunciar suas marcas e aproveitar a plataforma da rede social.

O cookie foi outro marco importante no mercado digital. Os anunciantes começaram a procurar maneiras de lucrar com o surgimento da tecnologia. Um desses métodos era monitorar os hábitos de navegação e padrões de uso dos usuários regulares da Internet para adaptar os materiais de marketing e promoções às suas necessidades. O primeiro cookie foi criado para acompanhar o comportamento dos usuários. O uso do cookie evoluiu ao longo dos anos e agora, os cookies são projetados para dar aos marqueteiros uma variedade de métodos para coletar informações dos usuários.

Os produtos que são vendidos digitalmente são acessíveis aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. As estatísticas compiladas pelo Marketingtechblog para 2014 indicam que a publicação em redes sociais é a atividade de mídia social mais popular em todos os EUA. Um americano típico usa 37 minutos por dia usando a mídia social. 99% dos comerciantes digitais usam Facebook para comercializar, 97% usam Twitter, 69% usam Pinterest e 59% usam Instagram. 70% dos marqueteiros B2C conquistaram clientes através do Facebook. 67% dos usuários do Twitter são mais propensos a comprar de marcas que estão seguindo através do Twitter. 83,8% das marcas de luxo estão presentes no Pinterest. As três principais redes sociais utilizadas pelos marqueteiros compreendem o LinkedIn, Twitter e Facebook.

O mercado de produtos digitais está sempre em um estado de mudança. Um profissional de marketing digital deve descobrir maneiras de se manter à frente do cenário de mudanças. Eles devem estar em posição de procurar novas tendências, bem como o avanço de novos e mais sofisticados algoritmos de mecanismos de busca. No final, ninguém poderia se dar ao luxo de cair nesta competição.

 

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